No último mês (11 de setembro de 2024), um novo passo foi dado referente ao avanço de terapias de Doenças Inflamatórias Intestinais.
Foi aprovado pela agência reguladora americana, FDA (Food and Drug Administration), a utilização de Guselcumabe (TREMFYA ®) para Retocolite Ulcerativa em casos ativos moderados a grave. O medicamento é um inibidor da interleucina-23 e também já é aplicado no tratamento de doenças como Psoríase em Placas e Artrite Psoriática Ativa.
A aprovação foi baseada nos dados do estudo fundamental e contínuo de Fase 2b/3 QUASAR, que avalia a eficácia e segurança do Guselcumabe. Segundo, David T. Rubin, MD, Diretor do Inflammatory Bowel Disease Center, University of Chicago Medicine, e pesquisador principal do programa QUASAR, “A aprovação de hoje do TREMFYA se baseia no perfil de segurança clínico e bem estabelecido deste inibidor de IL-23 e marca um passo significativo no tratamento desta doença inflamatória crônica.”
O TREMFYA ® é o único anticorpo monoclonal de dupla ação totalmente humano aprovado que bloqueia a IL-23 enquanto também se liga ao CD64, um receptor nas células que produzem a IL-23. Essa citocina é secretada por monócitos/macrófagos ativados e células dendríticas que é conhecida por ser um fator de doenças imunomediadas, incluindo a RCU.
Essa notícia é motivo de grande esperança entre a comunidade médica, e é esperado que logo a ANVISA também libere o uso desta terapia em território brasileiro, trazendo mais uma opção terapêutica a pacientes e médicos que estão na luta do combate às DIIs.
Uma resposta