Foi publicada hoje (04/11), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Resolução-RE Nº 4.038 que aprova o uso do Guselcumabe para tratamento de Retocolite Ulcerativa moderada a grave.
O Guselcumabe (TREMFYA ®), é uma molécula anti-IL23 que já vem sendo utilizada para tratamentos de algumas patologias dermatológicas e reumatológicas. Agora, seu uso poderá também atuar no manejo da Retocolite Ulcerativa, doença inflamatória intestinal que afeta o intestino grosso e causa inflamações no cólon e no reto.
Recentemente, o Guselcumabe havia sido aprovado pela agência reguladora americana, FDA (Food and Drug Administration) um passo importante para que a aprovação da Anvisa se consolidasse.
É importante ressaltar: quando uma terapia é aprovada pela Anvisa, esta tem a autorização para ser comercializada no Brasil para a indicação específica concebida, neste caso, a Retocolite Ulcerativa.
Ainda existem outras etapas e serem desenvolvidas até que o Guselcumabe possa ser disponibilizado para os portadores de RCU. Ainda assim, essa é uma notícia de grande importância para a comunidade médica e para os pacientes que lutam com essa doença, aumentando as possibilidades de tratamento e mostrando o resultado efetivo de pesquisas que visam alcançar terapias humanizadas e eficazes para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais.