Na última semana, dos dias 21 a 24 de novembro, ocorreu a XXIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD). Os dias de congresso contaram com a presença de especialistas de todos os lugares do mundo que contribuíram com estudos e palestras dentro do universo da gastroenterologia, em especial, sobre doenças inflamatórias intestinais.
Temas abordados
Durante os dias de congresso, a equipe Solare destacou temas importantes sobre doenças inflamatórias intestinais (DIIs), incluindo as diferenças entre atividade e gravidade das DIIs, discutidas pela Dra. Munique Kurtz de Mello, e os inibidores de JAK, com comparações frente às terapias biológicas e a ênfase em decisões individualizadas. Também foram abordadas inovações como a mesalazina em sachê no PCDT de Retocolite Ulcerativa.

Outras contribuições incluíram aulas da Dra. Natalia Queiroz sobre posicionamento de terapias na Retocolite Ulcerativa, e uma excelente aula sobre as diferenças moleculares entre IL-23.

Dra. Marjorie Argollo apresentou dados sobre o manejo da doença pós-falha ao anti-TNF e a contribuiu na moderação da mesa do Jovem Gastro em DIIs, com foco no diagnóstico e diagnóstico diferencial. Também esteve ministrando o simpósio da Janssen aonde foram analisados dados de vida real do ustequinumabe no tratamento da Doença de Crohn.

Esses temas refletem o compromisso da Solare com a disseminação de conhecimento e avanços no manejo das DIIs.
O congresso, além de reunir discussões importantes sobre as doenças inflamatórias intestinais, trouxe também novidades em equipamentos para execução de exames e auxílio no manejo das doenças.
Clique no link para ter acesso aos conteúdos apresentados nas palestras!